Rimac Nevera

Rimac Nevera, o supercarro movido a eletricidade, ultrapassa os 275 km/h… de marcha à ré!

O supercarro croata Rimac Nevera tem todos os motivos para ser veloz, afinal, possui quase 2.000 cv de potência. No entanto, ele também é ágil… ao andar para trás. Suficientemente rápido para estabelecer um recorde de velocidade, oficializado pelo Guinness World Records. O veículo atingiu 275,74 km/h em marcha à ré, superando significativamente o antigo recorde estabelecido por um Catherham 7 Fireblade, que alcançou 165 km/h.

Embora ultrapassar os 270 km/h em um superesportivo possa parecer algo comum, fazê-lo em sentido reverso certamente não é. O segredo do modelo reside no conjunto mecânico, onde quatro motores elétricos, um para cada roda, possibilitam ao veículo acelerar com potência total em qualquer direção.

Rimac Nevera
Bugatti Rimac/Divulgação

O Nevera gera impressionantes 1.940 cavalos de potência, acompanhados por 240 mkgf de torque, números astronômicos. Esses valores se traduzem facilmente em incríveis 1,81 segundos no 0 a 100 km/h e um quarto de milha em 8,25 segundos. Quando indo exclusivamente para frente, o modelo atinge uma velocidade máxima surpreendente de 415 km/h.

Curiosamente, a capacidade do Rimac Nevera de atingir altas velocidades em marcha à ré não foi uma surpresa para a equipe de engenharia da Rimac, mas sim algo previsto. De acordo com o engenheiro-chefe do programa Nevera na Bugatti Rimac, Matija Renić, a equipe tinha conhecimento da habilidade do modelo de ser veloz ao se mover para trás, embora nenhum aspecto do carro tenha sido projetado com isso em mente. Apenas simulações indicaram que seria possível, e de fato foi.

Rimac Nevera
Bugatti Rimac/Divulgação

A estabilidade do Rimac Nevera foi crucial para o recorde, que foi quebrado no campo de provas da ATP em Papenburg, na Alemanha. Surpreendentemente, o esportivo manteve sua estabilidade durante a façanha, conforme relatado pelo piloto de testes da marca, que não esperava um resultado tão satisfatório e teve o cuidado de não interferir na estabilidade.

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Finalmente, o veículo também detém o título de carro elétrico de produção mais rápido em outra pista alemã, Nürburgring. O Nevera completou o percurso em 7 minutos e 5,2 segundos, superando modelos elétricos notáveis como o Tesla Model S Track, que precisou de 7 minutos e 25 segundos, por exemplo.

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Fonte:jornaldocarro.estadao.com.br

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