Após quase meio século desde a estreia do primeiro Golf da Volkswagen com foco em performance, agora testemunhamos o advento da era esportiva elétrica da marca. A Volkswagen apresenta o VW ID.3 GTX, que pode ser visto como uma versão elétrica do Golf GTI.
Sua revelação ocorreu em 2021, coincidindo com a apresentação do conceito ID.X, embora o modelo de produção tenha diferenças notáveis em certas áreas. O conceito ostentava dois propulsores elétricos e tração integral, enquanto o GTX chega com apenas um motor elétrico responsável pelas rodas traseiras.
Desde 2021, os avanços da tecnologia de motores elétricos da marca têm sido notáveis, tanto em potência quanto em desempenho. Assim, é sensato da VW apresentar seu mais recente modelo com essa configuração “menos chamativa”.
O VW ID.3 GTX pode ser considerado como dois carros em um. Existem os modelos básicos, simplesmente chamados de GTX, equipados com um motor elétrico de 282 cavalos, o mesmo do ID.4, capaz de atingir 100 km/h em apenas 6 segundos. Essa performance já supera a de veículos a combustão, como o recentemente renovado Golf GTI, que gera 262 cavalos de potência e acelera de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos.
Já a outra versão, mais completa e voltada para o desempenho, é o GTX Performance. Mantendo o mesmo torque do GTX básico, cerca de 55,5 kgfm, essa variante aumenta consideravelmente sua potência, atingindo 322 cavalos. Nessa configuração, o modelo atinge 100 km/h em apenas 5,6 segundos, 0,4 segundos mais rápido que a versão básica. Essa edição apresenta um desempenho superior até mesmo ao modelo conceitual de motor duplo apresentado pela VW em 2021.
Ambos modelos compartilham a mesma transmissão e são equipados com uma bateria de 79 kWh, que proporciona até 600 km de autonomia e pode ser carregada a 175 kW de potência.
Design distinto do VW ID.3 GTX em relação ao conceito
Comparado ao ID.X, o ID.3 GTX e o GTX Performance não adotam linhas de carroceria tão agressivas e esportivas. O design do veículo parece ter sido ligeiramente suavizado.
O para-choque dianteiro foi redesenhado, os espelhos laterais e o teto receberam acabamento preto, e um novo conjunto de rodas de liga leve de 20 polegadas foi instalado no hatch.
Na traseira, há um novo difusor em preto brilhante, lanternas em LED e a inscrição “GTX” substituindo o emblema do carro na versão padrão do ID.3.
No interior, a VW adicionou um toque de esportividade com bancos tipo concha e a inscrição “GTX” nos encostos de cabeça. Os assentos também são pretos, com costuras vermelhas para um acabamento refinado.
No painel central, há uma tela sensível ao toque de 12,9 polegadas, que será padrão em todos os modelos ID.3 daqui para frente, além de um painel de instrumentos digital. Para facilitar a vida do motorista, um assistente de voz equipado com a tecnologia ChatGPT está presente na cabine.
O preço e a data de lançamento do novo hatch elétrico da Volkswagen ainda não foram divulgados.
Para dúvidas, reclamações ou sugestões deixe um comentários ou entre em contato.
Fonte:quatrorodas.abril.com.br