A mais recente criação da Aston Martin, o Novo Vantage GT4, foi revelada durante a prova Rolex 24 em Daytona, junto com o novo Vantage GT3. No entanto, ele permaneceu discretamente camuflado para esconder algumas de suas mudanças. Agora, é a vez deste novo carro de corrida, o Vantage GT4, assumir o centro das atenções.
De acordo com os regulamentos da GT4, que exigem que os carros de competição mantenham uma estreita relação com os modelos de produção, o Vantage GT4 não se diferencia muito do Vantage de rua. A Aston Martin afirma que aproximadamente 80% dos seus componentes mecânicos e estruturais são compartilhados com o carro de rua, incluindo o chassi de alumínio, o motor, a transmissão e grande parte da carroceria. As mudanças notáveis incluem uma asa GT4 na traseira, um divisor dianteiro generoso e um capô ventilado para melhorar o fluxo de ar, resultando em mais downforce e menos arrasto em comparação com o antecessor, segundo a Aston Martin.
Falando em fluxo de ar, há também um radiador maior para melhor resfriamento e mais ar direcionado para os freios, agora localizados atrás de rodas de 18 polegadas, uma mudança significativa em relação às rodas de 21 polegadas do modelo de rua. O Vantage GT4 parece mais elegante e agressivo com essas rodas menores, embora as alterações aerodinâmicas possam distorcer essa percepção.
Sob a carroceria, as coisas permanecem praticamente inalteradas. A suspensão recebe amortecedores ajustáveis e mais opções de configuração de cambagem. O motor V8 biturbo de 4.0 litros é equipado com uma ECU de corrida da Bosch Motorsport, mas sua potência foi reduzida de 665 cv no GT3 para 476 cv no GT4.
A transmissão automática é a mesma, mas com um remapeamento de software que bloqueia as duas primeiras marchas e desativa a troca automática, deixando apenas as seis marchas restantes para serem trocadas manualmente através dos paddle shifters no volante.
As maiores mudanças estão no cockpit, que foi totalmente adaptado para corridas. Visores digitais substituem os mostradores convencionais, e o console central foi substituído por uma caixa de fibra de carbono com diversos controles. A presença de uma gaiola de proteção e sistemas de supressão de incêndio são óbvias, mas, fora isso, é basicamente o mesmo Aston Martin Vantage disponível nas concessionárias.
“O novo Vantage GT4 representa uma evolução em relação ao seu antecessor”, disse Adam Carger, chefe de automobilismo de resistência da Aston Martin. “Aproximando ainda mais os programas de carros de corrida e de estrada da Aston Martin, pudemos aproveitar as melhorias feitas no novo Vantage de estrada para aumentar a velocidade e a eficiência do GT4, mantendo as características que tornaram o modelo anterior tão popular entre equipes e pilotos.”
Após sua estreia em Daytona, a Aston Martin está trabalhando arduamente para atender aos pedidos das equipes de corrida. Está prevista a produção de mais de 40 unidades do Vantage GT4 este ano.
Para dúvidas, reclamações ou sugestões deixe um comentários ou entre em contato.
Fonte:motor1.uol.com.br