No Brasil, a linha Hyundai Ioniq chegou tardiamente, oferecendo modelos híbridos e elétricos que não utilizam a plataforma E-GMP moderna. No entanto, temos boas notícias, pois no próximo ano, o premiado Ioniq 5 estará disponível no nosso mercado. Contudo, a versão superesportiva do SUV, chamada Hyundai Ioniq 5 N, já nos faz desejar ainda mais.
O Ioniq 5 foi o pioneiro na utilização da plataforma global E-GMP da Hyundai, que também é compartilhada com o Kia EV6, outro veículo elétrico confirmado para o Brasil. Assim, a versão esportiva mantém algumas características, como o par de motores elétricos presentes nas variantes mais caras do SUV, um posicionado no eixo dianteiro e outro no traseiro.
Naturalmente, para uma versão esportiva, os 306 cv do Ioniq 5 convencional não são suficientes. Por isso, a N promoveu melhorias em ambos os motores, elevando a potência do motor dianteiro para 225 cv e do motor traseiro para 383 cv, que em conjunto resultam em impressionantes 609 cv e 75,4 kgfm de torque. Para suportar esse sistema, a bateria também foi ampliada e agora possui 84 kWh, embora a autonomia ainda não tenha sido divulgada.
Mas isso não é tudo, pois ao ativar o modo Boost, projetado para acelerações pontuais, os motores liberam uma potência adicional por alguns segundos, alcançando o pico de 650 cv e 78,5 kgfm de torque.
Com toda essa potência, a Hyundai anuncia uma aceleração de 0 a 100 km/h em incríveis 3,4 segundos e uma velocidade máxima de 260 km/h. Para os entusiastas dos modos de condução, o Ioniq 5 N oferece também o N Race, que permite ao motorista configurar o veículo para o modo Enduro, que reduz a potência máxima para melhor desempenho em pistas, e o modo Sprint, que libera todo o potencial do carro para voltas rápidas.
O Ioniq 5 N também recebeu outras modificações típicas de uma versão esportiva. A suspensão foi rebaixada em 2 cm e o SUV teve seu tamanho aumentado em 5 cm na largura e 8 cm no comprimento. Além disso, foram adicionados 42 novos pontos de solda e 2,1 metros de adesivos na carroceria para aumentar sua rigidez. A coluna de direção também foi reforçada e até mesmo o motor da direção elétrica recebeu ajustes para melhorar a sensação ao esterçar.
Quanto à aparência, o Ioniq 5 N mantém suas características principais, como a linha de cintura e o formato quadrado dos faróis e das luzes em LED. No entanto, agora incorpora elementos típicos de carros esportivos, como novas tomadas de ar e um difusor dianteiro, além de um grande difusor de ar na traseira e saias laterais. Alguns detalhes são puramente estéticos, como a luz de freio triangular e o limpador de para-brisa traseiro, que não estão presentes no Ioniq 5 padrão. As rodas são feitas de alumínio forjado e têm 21 polegadas.
Elétrico com características de carro a combustão
Antes do Ioniq 5 N, a divisão esportiva da Hyundai já havia se aventurado com protótipos como o RM20e, RN22e e o N Vision. Agora, combinando todas essas experiências, a montadora desenvolveu melhorias de software que contribuem para o desempenho excepcional do carro em pistas.
Além de agir como um carro a combustão, o Ioniq 5 também pode soar como um, graças à função N Active Sound+. Utilizando oito alto-falantes internos e dois externos, ele é capaz de imitar o som do motor 2.0 turbo tradicional da divisão esportiva. Há outras duas opções de som, permitindo que o SUV reproduza os sons do protótipo RN22e e até mesmo de um avião de caça.
Fonte:quatrorodas.abril.com.br