Após os sucessos da Strada e da Toro, a Fiat adentra o mercado das picapes médias. Com a nova Titano, a fabricante italiana visa expandir sua presença nesse segmento, embora sua produção não alcance os volumes das principais concorrentes, como Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10. Não é segredo que a Titano compartilha muitos elementos com a Peugeot Landtrek, com algumas modificações.
A nova Titano incluirá três variantes: Endurance, Volcano e Ranch, todas equipadas com o motor 2.2 turbo a diesel, o mesmo da Ducato e importado da Itália. Com 180 cv (3.750 rpm) e 37,7 kgfm (2.000 rpm) de torque no câmbio manual de 6 marchas; e 40,8 kgfm (2.000 rpm) com transmissão automática, também de 6 marchas. Em todas as versões, a tração é 4×4, com opção de reduzida e bloqueio mecânico do diferencial traseiro.
Adaptando a base da Peugeot Landtrek, apresentada globalmente em 2020, a Titano recebeu alterações na grade frontal, nas rodas e na identidade visual da Fiat. Para acomodar o motor 2.2 turbo a diesel, a engenharia recalibrou todo o sistema de suspensão da picape para garantir robustez e capacidade off-road, enquanto a versão da Peugeot utiliza um motor 1.9 turbo a diesel de 150 cv. Segundo o Inmetro, o consumo fica em 9,6 km/l na cidade e estrada com transmissão manual, e 8,5 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada com transmissão automática.
Internamente, a Titano recebeu ajustes, como a bolsa do airbag do volante, mantendo o mesmo aro de direção da Peugeot. Nas versões mais caras, possui uma central multimídia com tela de 10 polegadas e compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto com conexão por cabo. O console central mantém os botões da Peugeot para o controle de algumas funções, como o ar-condicionado.
A direção é hidráulica, enquanto a maioria das picapes médias utiliza direção elétrica, uma tendência que será adotada por mais modelos nos próximos anos. Quanto à suspensão e freios, a Titano adota eixo rígido com molas na traseira e duplo-A na dianteira, com freios a disco na frente e tambor atrás, seguindo o padrão tradicional das picapes menos potentes.
Em termos de dimensões e capacidades, a nova Titano possui 5.330 mm de comprimento, 3.180 mm de entre-eixos, 1.963 mm de largura e 1.858 mm de altura. A caçamba comporta 1.109 litros ou 1.020 kg. Para lidar com terrenos off-road, a Titano apresenta ângulos de entrada de 29º, saída de 27º e altura mínima do solo de 235 mm. A capacidade de reboque é de até 3.500 kg em carretas com freio.
A Fiat Titano é o primeiro produto da marca a oferecer 5 anos de garantia e possui custo de manutenção até 32% mais baixo que os concorrentes, segundo a própria marca. Confira os preços e os principais equipamentos da Fiat Titano em suas três versões, produzidas no Uruguai e disponíveis nas 520 concessionárias da marca no Brasil.
Equipamentos e preços da nova Titano:
Endurance +
- Câmbio automático de 6 marchas;
- Tração 4×4 com reduzida e bloqueio mecânico do diferencial traseiro;
- Piloto automático e limitador de velocidade;
- Assistente de partida em rampas;
- Assistente de descida;
- Controle de tração e estabilidade;
- Assistente de reboque;
- 6 airbags (frontais, laterais e de cortina);
- Ar-condicionado;
- Direção hidráulica;
- Luzes diurnas halógenas;
- Coluna de direção com regulagem de altura e profundidade;
- Sistema de som com USB e Bluetooth;
- Rodas de 17 polegadas em aço e pneus 265/65;
- Assoalho em vinil.
Volcano +
- Ar-condicionado automático de duas zonas;
- Aviso de saída de faixa;
- Rebatimento elétrico dos retrovisores externos;
- Câmera de 180º;
- Sensor de estacionamento traseiro e câmera de ré;
- Bancos em couro;
- Volante em couro;
- Faróis de neblina;
- Rodas de 17 polegadas diamantadas com pneus 265/65;
- Painel com computador de bordo colorido de 4,2 polegadas;
- Protetor de caçamba;
- Capota marítima;
- Assoalho em carpete.
Ranch +
- Ar-condicionado automático de duas zonas;
- Aviso de saída de faixa;
- Rebatimento elétrico dos retrovisores externos;
- Câmera 360º;
- Bancos em couro com ajustes elétricos;
- Sensor de chuva;
- Acendimento automático dos faróis;
- Monitor de pressão dos pneus;
- Sensor de estacionamento dianteiro;
- GPS integrado;
- Santantonio cromado;
- Estribo lateral;
- Rodas de 18 polegadas diamantadas com pneus 265/60;
- Chave presencial com partida por botão;
- Faróis e lanternas em LEDs;
- Luzes diurnas em LEDs.
Para dúvidas, reclamações ou sugestões deixe um comentários ou entre em contato.
Fonte:motor1.uol.com.br