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Petrobras reduz preço gasolina, ela divulgou hoje (15) a segunda redução no preço para distribuidoras após o fim da política de paridade de importação (PPI), que estava em vigor há um mês. A redução passa a valer a partir de amanhã (16).
O preço do litro da gasolina caiu de R$ 2,79 para R$ 2,66, uma redução de R$ 0,13 ou 4,3% por litro. Essa é a menor valor registrado nas distribuidoras desde junho de 2021. A Petrobras estima que o preço médio do litro da gasolina nos postos de combustível no Brasil será de R$ 5,33.
Diferentemente da redução feita em 16 de maio, desta vez apenas a gasolina sofrerá alteração no valor. Na outra redução, o diesel e o gás de cozinha também tiveram seus preços reduzidos.
Essa redução no preço visa compensar o recente aumento nos preços após a padronização do ICMS em todos os estados brasileiros. Um relatório recente divulgado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis) mostra que o preço médio da gasolina no Brasil aumentou R$ 0,21, ou 4%, na semana entre 4 e 10 de junho. Nesse período, o litro da gasolina nos postos foi vendido, em média, a R$ 5,42; na semana anterior, a média era de R$ 5,21.
Em comunicado oficial, a Petrobras destaca que a redução no preço da gasolina visa manter a competitividade de preços e a participação de mercado necessárias para otimizar os ativos de refino em equilíbrio com os mercados nacional e internacional.
A partir de amanhã (16/6), a Petrobras reduz preço gasolina em R$ 0,13 por litro o seu preço médio de venda de gasolina A, que passará a ser de R$ 2,66 por litro. Considerando a mistura obrigatória de 73% de gasolina A e 27% de etanol anidro para a composição da gasolina comercializada nos postos, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor será, em média, R$ 1,94 a cada litro vendido na bomba. Mantidas as parcelas referentes aos demais agentes conforme a pesquisa de preços da ANP para o período de 4 a 10/06, o preço médio ao consumidor final poderia atingir o valor de R$ 5,33 por litro. Destaca-se que o valor efetivamente cobrado ao consumidor final no posto é afetado também por outros fatores como impostos, mistura de biocombustíveis e margens de lucro da distribuição e da revenda. Ciente da importância de seus produtos para a sociedade brasileira, a companhia destaca que na formação de seus preços busca evitar o repasse da volatilidade conjuntural do mercado internacional e da taxa de câmbio, ao passo que preserva um ambiente competitivo salutar nos termos da legislação vigente.
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Fonte:quatrorodas.abril.com.br