Ferrari SF90 XX

Ferrari SF90 XX: A Excepcionalidade em Potência, Leveza, Aerodinâmica e Valor Atinge os R$ 4 milhões

Quando a Ferrari lançou a SF90, ela chamou a atenção pelo seu design esportivo e por não ser tão exclusiva quanto o primeiro híbrido da marca, a LaFerrari. Agora, quatro anos depois, o superesportivo plug-in está de volta com uma nova versão ainda mais potente e com uma nomenclatura exclusiva para os veículos de pista mais exclusivos da montadora.

A Ferrari SF90 XX recebe a sigla que ficou famosa em 2005, quando a Ferrari baseou-se na Enzo para criar a FXX, um carro de corrida que recebeu diversas melhorias para alcançar 860 cv e se tornar o modelo mais rápido da montadora naquela época.

Tanto a versão cupê, Stradale, quanto a conversível, Spider, receberam diversas melhorias e são os primeiros modelos XX homologados para andar nas ruas. O motor continua sendo o V8 4.0 biturbo central, mas ganhou novos pistões e uma nova câmara de combustão, resultando em um aumento de 17 cv de potência, chegando a 797 cv apenas no motor a combustão. A transmissão continua sendo de dupla embreagem com oito marchas. Além do motor a combustão, a Ferrari SF90 XX também conta com três motores elétricos alimentados pela mesma bateria de 7,9 kWh. O sistema elétrico ficou mais potente, passando dos 220 cv para 230 cv. Os motores elétricos podem tracionar o carro sozinhos pelos mesmos 25 km da versão padrão.

A Ferrari SF90 XX está 30 cv mais potente e agora soma 1.030 cv. Além disso, ela ficou mais leve, perdendo 10 kg. A nova SF90 XX Stradale pesa 1.560 kg, enquanto a Spider é 100 kg mais pesada. As mudanças no visual também ajudam a melhorar a aerodinâmica, como a grande asa fixa na traseira, que não era vista em um carro de rua da Ferrari desde 1995. Além disso, foram instalados dutos de ar na dianteira para melhorar a aerodinâmica e o arrefecimento do motor.

Todas essas mudanças resultam em um desempenho superior. A montadora declara um tempo de aceleração de 0 a 100 km/h de 2,3 s, 0,2 s mais rápido do que a SF90 original, e uma velocidade máxima de 320 km/h. A SF90 Spider é dois décimos de segundo mais lenta na aceleração de 0 a 200 km/h, devido ao seu peso extra como conversível.

A SF90 Stradale estará disponível no início de 2024, com um preço de 770.000 euros (cerca de R$ 4.079.000) e está limitada a 799 unidades. Já a SF90 Spider é ainda mais exclusiva, com apenas 599 unidades disponíveis e um preço de 850.000 euros (R$ 4,5 milhões), com entrega prevista para o final do próximo ano. Todas as unidades já estão reservadas.

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Fonte:quatrorodas.abril.com.br

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