A Kia apresenta seu mais recente veículo elétrico na América do Sul, o Kia EV9, um SUV que tem chamado a atenção por seu porte imponente e pela revolução elétrica que marca a trajetória da marca na região.
O EV9 é o maior membro da nova linha de veículos elétricos da Kia até o momento, juntando-se aos modelos EV3, EV4, EV5 e EV6. Embora o EV6 estivesse inicialmente previsto para chegar ao Brasil em 2023, a chegada do EV9 em 2024 antecede suas expectativas.
Com opções para sete ou seis passageiros, o SUV oferece generoso espaço, medindo 5 metros de comprimento, 1,98 metro de largura, 1,75 metro de altura e uma distância entre eixos de 3,10 metros. A ênfase no conforto é evidente, com a Kia disponibilizando quatro tipos de assentos para a segunda fileira.
Os assentos variam do tradicional de três lugares às opções “básica” e “relaxamento”, esta última com a possibilidade de incluir função de massagem e reclináveis, assim como os bancos dianteiros. O último tipo é giratório, com dois assentos independentes que podem girar em até 180 graus.
A novidade na linguagem visual da Kia para a família EV é a “face de tigre digital”, uma evolução da tradicional grade “nariz de tigre”. Composta pelo conjunto óptico do EV9, que une faróis verticais a pequenos DLRs de LED em forma de pontos de luz, a grade reflete a transição para a era dos veículos elétricos.
Na parte traseira, as luzes seguem um padrão fino e vertical, estendendo-se desde o meio do para-brisa traseiro até a metade do porta-malas. As rodas, com um design futurista de quatro raios, complementam o visual robusto do SUV e podem variar de 19, 20 ou 21 polegadas.
Quanto ao trem de força, o EV9 utiliza a plataforma E-GMP, proporcionando uma autonomia de até 497 km pelo ciclo WLTP. A arquitetura de 800 volts permite ao veículo utilizar carregadores ultrarrápidos, recuperando 239 km de alcance em apenas 15 minutos.
A Kia ainda não confirmou as versões disponíveis no Brasil, mas dados sobre a versão topo de linha GT, presente na apresentação no deserto do Atacama, indicam uma bateria de 99,8 kWh, dois motores elétricos para tração integral, potência combinada de 383 cv e 61,18 kgfm, atingindo 0 a 100 km/h em 6 segundos.
Essa mesma bateria equipa a versão Long Range, de configuração mais básica, com um único motor e 203 cv, priorizando o alcance, podendo percorrer até 541 km com uma carga. A versão intermediária possui uma bateria de 76,1 kWh, motor traseiro e entrega 218 cv.
Para segurança, o EV9 contará com um abrangente pacote de assistentes de condução, incluindo sensor de tráfego cruzado com prevenção de colisão, assistente de manutenção de faixa, monitoramento de ponto cego e controle de cruzeiro adaptativo. A Kia destaca ainda uma tecnologia exclusiva de estrutura de conexão do pilar B, aumentando a proteção para ocupantes e baterias.
Sem revelar os preços, a Kia confirma o lançamento do EV9 para o primeiro semestre de 2024, aguardando para ver se chegará antes do EV6, que ainda não tem indícios de lançamento.
Para dúvidas, reclamações ou sugestões deixe um comentários ou entre em contato.
Fonte:quatrorodas.abril.com.br