Presente no mercado internacional desde meados de 2017, a mais recente iteração do SsangYong Rexton 2024 chega com algumas novidades. Embora não representem alterações drásticas, as atualizações se enquadram na categoria de uma revisão de meia-vida, sendo essenciais para manter o SUV contemporâneo após seis anos no mesmo segmento. Vale ressaltar que essas mudanças estão longe da ousadia evidenciada por outras marcas coreanas, especialmente a Hyundai.
Exteriormente, o design permanece amplamente conservado, mantendo as linhas atualizadas na reestilização de 2020. Elementos como o desenho da grade, para-choques, disposição interna dos faróis e a nova assinatura de iluminação nas lanternas foram preservados, sendo a novidade mais notável o design das rodas.
Internamente, a renovação foi abrangente. O painel passou por um redesenho completo, adotando agora uma filosofia de design mais horizontalizada. As saídas de ventilação são novas, mais discretas, os comandos foram revisados, e a central multimídia agora é flutuante, contando com 12,3 polegadas e integrando diversos sistemas de conectividade. O quadro de instrumentos também foi reformulado, tornando-se totalmente digital, também com 12,3 polegadas.
A lista de equipamentos abrange assistente de arranque, controle de descida, bloqueio eletrônico do diferencial traseiro, até 9 airbags, alerta de distância, aviso de saída de faixa e de tráfego cruzado, monitoramento de pontos cegos, detector de fadiga, frenagem automática de emergência, leitor de sinais e controle de cruzeiro adaptativo.
Sob o capô, o SsangYong Rexton 2024 abriga o motor 2.2 turbodiesel e-XDI, proporcionando 202 cv de potência e 45 kgfm de torque entre 1.600 e 2.600 rpm. O câmbio, de forma consistente, é automático de 8 marchas. Os dados de fábrica indicam uma velocidade máxima de 184 km/h, além de registrar uma eficiência de 13,1 km/l na configuração de tração nas quatro rodas com cinco assentos, e 11,9 km/l na versão de sete lugares com tração integral.
Além da Coreia do Sul e outros países asiáticos, o Rexton é comercializado em mercados europeus como Espanha e Itália. No Brasil, a história da SsangYong, agora denominada KG Mobility em algumas regiões, foi marcada por idas e vindas. A marca teve oficialmente duas passagens pelo país, a primeira entre 1995 e 1998 e a segunda de 2001 a 2015. Em 2018, houve uma tentativa de retorno ao mercado brasileiro, mas os planos não se concretizaram.
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Fonte:motor1.uol.com.br