Hyundai Ioniq 5 N

Hyundai Ioniq 5 N: SUV elétrico superesportivo com 650 cv e transmissão de ‘dupla embreagem’

No Brasil, a linha Hyundai Ioniq chegou tardiamente, oferecendo modelos híbridos e elétricos que não utilizam a plataforma E-GMP moderna. No entanto, temos boas notícias, pois no próximo ano, o premiado Ioniq 5 estará disponível no nosso mercado. Contudo, a versão superesportiva do SUV, chamada Hyundai Ioniq 5 N, já nos faz desejar ainda mais.

A Hyundai anunciou o Ioniq 5 N, um SUV elétrico superesportivo que certamente encantará até os mais apaixonados por motores a gasolina. Nesse projeto, a divisão esportiva da marca empregou toda sua experiência adquirida com carros a combustão para criar um modelo que coloca o condutor em primeiro lugar.

O Ioniq 5 foi o pioneiro na utilização da plataforma global E-GMP da Hyundai, que também é compartilhada com o Kia EV6, outro veículo elétrico confirmado para o Brasil. Assim, a versão esportiva mantém algumas características, como o par de motores elétricos presentes nas variantes mais caras do SUV, um posicionado no eixo dianteiro e outro no traseiro.

Naturalmente, para uma versão esportiva, os 306 cv do Ioniq 5 convencional não são suficientes. Por isso, a N promoveu melhorias em ambos os motores, elevando a potência do motor dianteiro para 225 cv e do motor traseiro para 383 cv, que em conjunto resultam em impressionantes 609 cv e 75,4 kgfm de torque. Para suportar esse sistema, a bateria também foi ampliada e agora possui 84 kWh, embora a autonomia ainda não tenha sido divulgada.

Mas isso não é tudo, pois ao ativar o modo Boost, projetado para acelerações pontuais, os motores liberam uma potência adicional por alguns segundos, alcançando o pico de 650 cv e 78,5 kgfm de torque.

Com toda essa potência, a Hyundai anuncia uma aceleração de 0 a 100 km/h em incríveis 3,4 segundos e uma velocidade máxima de 260 km/h. Para os entusiastas dos modos de condução, o Ioniq 5 N oferece também o N Race, que permite ao motorista configurar o veículo para o modo Enduro, que reduz a potência máxima para melhor desempenho em pistas, e o modo Sprint, que libera todo o potencial do carro para voltas rápidas.


Na parte dianteira, o superesportivo recebeu discos de freio de 400 mm com pinças de quatro pistões, enquanto na parte traseira, os discos têm 360 mm. Como todo bom carro elétrico, a frenagem regenerativa está presente e foi aprimorada, oferecendo uma força de desaceleração de até 0,6 G. A montadora também garante que a transição entre os freios elétricos regenerativos e os hidráulicos é imperceptível.

O Ioniq 5 N também recebeu outras modificações típicas de uma versão esportiva. A suspensão foi rebaixada em 2 cm e o SUV teve seu tamanho aumentado em 5 cm na largura e 8 cm no comprimento. Além disso, foram adicionados 42 novos pontos de solda e 2,1 metros de adesivos na carroceria para aumentar sua rigidez. A coluna de direção também foi reforçada e até mesmo o motor da direção elétrica recebeu ajustes para melhorar a sensação ao esterçar.

Quanto à aparência, o Ioniq 5 N mantém suas características principais, como a linha de cintura e o formato quadrado dos faróis e das luzes em LED. No entanto, agora incorpora elementos típicos de carros esportivos, como novas tomadas de ar e um difusor dianteiro, além de um grande difusor de ar na traseira e saias laterais. Alguns detalhes são puramente estéticos, como a luz de freio triangular e o limpador de para-brisa traseiro, que não estão presentes no Ioniq 5 padrão. As rodas são feitas de alumínio forjado e têm 21 polegadas.


No interior, as mudanças são igualmente notáveis. O Ioniq 5 N apresenta um novo volante com vários botões, além de novos pedais e borboletas de metal para configurar os níveis de frenagem regenerativa. Os assentos são esportivos em formato de concha e o console central recebeu joelheiras e suportes para as canelas.

Elétrico com características de carro a combustão

Antes do Ioniq 5 N, a divisão esportiva da Hyundai já havia se aventurado com protótipos como o RM20e, RN22e e o N Vision. Agora, combinando todas essas experiências, a montadora desenvolveu melhorias de software que contribuem para o desempenho excepcional do carro em pistas.


Um ótimo exemplo é o N Pedal, que pode ser considerado uma evolução do sistema de frenagem regenerativa i-Pedal dos veículos elétricos sul-coreanos. Utilizando tecnologia semelhante, o sistema aumenta a frenagem regenerativa para melhorar a capacidade de curvas, além de aumentar a sensibilidade do pedal do acelerador, recriando a sensação de dirigir um carro esportivo tradicional.

Outros dois novos sistemas são o N Torque Distribution e o N Drift Optimizer. O primeiro possui um nome sugestivo e gerencia a distribuição de torque entre os eixos, oferecendo até 11 níveis de ajuste. Já o segundo atua mantendo um ângulo de deriva nas curvas e, se o motorista precisar de mais assistência para fazer um drift, ele pode simular a ação do pedal de embreagem dos carros de tração traseira, por meio do Torque Kick Drift.

Graças ao sistema N e-shift, o Ioniq 5 ganha ainda mais características de um carro a combustão. O sistema simula a transmissão de dupla embreagem de oito marchas usada pela N em seus carros a combustão. Ele controla a oferta de torque do motor e simula até os trancos da transmissão durante as trocas de marcha.

Além de agir como um carro a combustão, o Ioniq 5 também pode soar como um, graças à função N Active Sound+. Utilizando oito alto-falantes internos e dois externos, ele é capaz de imitar o som do motor 2.0 turbo tradicional da divisão esportiva. Há outras duas opções de som, permitindo que o SUV reproduza os sons do protótipo RN22e e até mesmo de um avião de caça.


Seu lançamento oficial aconteceu no Festival de Goodwood no Reino Unido. Com base na animação do CEO da Hyundai, Jaehoon Chang, é provável que este SUV esportivo seja um divisor de águas para os futuros carros da divisão N, sendo descrito pelo executivo como um “marco para o alto desempenho elétrico”.
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Fonte:quatrorodas.abril.com.br

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