Novo Volkswagen T-Cross 2024

Novo Volkswagen T-Cross 2024 com interior mais refinado e um design renovado

Após quatro anos, o novo Volkswagen T-Cross 2024 reestilizado faz sua estreia oficial na Europa. O SUV compacto passa por uma atualização de meia-vida, recebendo um visual atualizado, um interior com acabamento novo e mais recursos. No continente europeu, o utilitário estará disponível para pré-venda no último trimestre, com as entregas iniciando no início de 2024 – a empresa afirma que todas as unidades a serem produzidas este ano já foram vendidas. No Brasil, o T-Cross passará por mudanças somente no próximo ano, uma vez que a linha 2024 já está disponível nas concessionárias.

A primeira mudança no novo Volkswagen T-Cross 2024 para a Europa está no para-choque. A peça emborrachada que conectava os dois faróis de neblina e o elemento cinza que dividia a carroceria e a grade inferior foram removidos. Em seu lugar, a carroceria apresenta um design na cor do veículo, formando um “X” entre a grade superior e as luzes de neblina. A entrada de ar inferior foi ampliada, resultando no reposicionamento da placa de identificação mais acima. Por fim, uma barra cinza foi adicionada na extremidade inferior.

Acima está a grade, que mantém o mesmo formato do modelo anterior. Uma das diferenças em relação ao T-Cross brasileiro é o desenho interno, com pequenos detalhes, enquanto o modelo nacional possui linhas cromadas. A versão europeia já possuía uma barra cinza no centro da grade, mas agora ela está iluminada, assim como acontece no Taos, alinhada com os faróis LED Matrix no conjunto chamado pela empresa de IQ. Light – entretanto, estará disponível apenas nas versões mais caras, chamadas de Style e R-Line. Completando as mudanças na parte dianteira estão as luzes de neblina, que agora possuem um formato vertical.

A sensação de mudança é mais evidente na parte traseira. As lanternas também contam com LEDs, formando um “X” e com uma faixa iluminada que atravessa a tampa do porta-malas. O para-choque também foi redesenhado, com uma grade simulada logo abaixo da tampa, que se estende até as luzes de posição na vertical. Pelo menos na Europa, a moldura cromada em forma de “U” invertido foi mantida.

Ao contrário do Polo reestilizado, o T-Cross apresenta um acabamento mais refinado, com o uso de materiais macios no painel e, nas versões mais caras, com detalhes que imitam costura. Isso elimina o design com uma barra central compartilhada com o Polo e o Virtus. Esse mesmo material está presente nos painéis das portas. A central multimídia não está mais afundada no console, ganhando um novo suporte que a destaca.

O T-Cross virá de série com um painel de instrumentos digital de 8 polegadas, que será substituído por um de 10 polegadas nas versões mais caras, enquanto a central multimídia terá 8 polegadas nas configurações de entrada e 9,2 polegadas nas versões topo de linha. Os faróis de LED também estão presentes desde a opção mais básica, mas o sistema IQ.Light LED Matrix estará disponível somente nas configurações Style e R-Line.

Algumas das novidades para a Europa não serão adotadas no Brasil. Por exemplo, o T-Cross europeu cresceu 27 mm, agora medindo 4,135 metros, ainda menor que os 4,199 metros do modelo nacional. Isso se deve à diferença de entre-eixos, com o T-Cross brasileiro possuindo 2,651 metros, enquanto a versão europeia tem 2,563 metros.

A motorização também é bem diferente e a única semelhança é o motor 1.0 turbo de três cilindros, que na Europa será oferecido nas versões de 95 cv, com transmissão manual de 5 marchas; e de 116 cv, sendo esta última 6 cv mais potente e combinada a uma transmissão manual de 6 velocidades – também há a opção de uma transmissão de dupla embreagem de 7 marchas.

O motor 1.4 TSI foi substituído pelo 1.5 TSI, que ainda entrega 150 cv, mas com tecnologias adicionais como gerenciamento ativo de cilindros e um turbocompressor de geometria variável, resultando em menor consumo de combustível. Nesse caso, a única opção de transmissão é a DSG de 7 velocidades. Como a plataforma MQB-A0 não foi desenvolvida para a eletrificação, o T-Cross continua sem opção de versão híbrida, nem mesmo um sistema híbrido-leve.

E quanto ao Brasil? O Volkswagen T-Cross reestilizado foi flagrado em testes diversas vezes, em alguns casos até mostrando algumas das mudanças do modelo europeu. Esperava-se que fosse lançado ainda este ano, porém a fabricante já lançou a linha 2024 e anunciou um período de suspensão temporária dos contratos de trabalho na fábrica de São José dos Pinhais (PR), com dispensa dos funcionários por até cinco meses e redução da produção do SUV compacto para apenas um turno. Portanto, a renovação do utilitário chegará ao país somente em 2024, possivelmente no primeiro trimestre.

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Fonte:motor1.uol.com.br

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