Renault 5 E-Tech

Renault 5 E-Tech movido a eletricidade inclui até suporte para pão; descubra peculiaridades

Em um cenário automobilístico competitivo como o atual, transcender a estética é crucial. Assim, o novo Renault 5 E-Tech, uma reinterpretação contemporânea do R5 dos anos 70, apresenta características singulares que conseguem capturar a atenção do público. Um desses aspectos, que gerou uma variedade de comentários, é o suporte para baguetes, localizado ao lado do console, numa homenagem à predileção dos franceses por esse tipo de pão.

O que poderia parecer apenas uma brincadeira, na verdade, foi pensado para o veículo. A pequena cesta de vime entrelaçado foi concebida com essa finalidade específica: transportar o tão adorado pão francês, com contribuição da cesteira francesa Marguerite Herlant. No entanto, os detalhes do novo R5 elétrico não se limitam a isso.

Renault 5 E-Tech impressiona com detalhes e opções de personalização

Seletor é customizável (Renault/Divulgação)

A alavanca seletora de marchas, situada na coluna de direção, assemelha-se a um estojo de batom. Denominada “e-pop shifter”, possui a extremidade customizável, permitindo ao proprietário modificar o design da peça. Ao todo, são 104 opções de personalização para o novo R5, incluindo peças produzidas por impressão 3D. Também há várias referências ao “5” do modelo, assim como ao ano de lançamento original: 1972.

O apelo nostálgico se estende ao painel, com sua configuração, e à área dianteira do passageiro, cujas costuras remetem ao modelo original. O R5 Turbo do passado também deixa sua marca no novo modelo: o padrão “H” dos bancos evoca o hot hatch dos anos 80. Outro destaque é o uso abundante de tecido do tipo “denim”, fabricado a partir de garrafas recicladas.

Renault/Divulgação

Externamente, o capô atrai a atenção com um painel iluminado que indica o nível de carga da bateria do veículo. Esse painel também se acende quando o motorista se aproxima do R5, e os faróis piscam em um gesto de “boas-vindas”. Aliás, o formato retangular dos faróis de LED, que também servem como luzes diurnas, é mais uma alusão ao 5 Turbo.

Linha “retrofuturista” da Renault promete mais modelos

(Renault/Divulgação)

Em suma, as diferenças residem nos detalhes. Diversos decalques estão disponíveis para as portas e o teto. As rodas exibem o antigo logo do R5, mas podem ser substituídas por outras, mais convencionais, com o logo da Renault. Além disso, há a perspectiva de uma versão futura da Alpine, com alta potência, a caminho.

Batizado de Alpine A290, é certo que será mais potente que o atual R5, que ostenta 150 cv de potência e 25 mkgf de torque. Para os aficionados pela marca, outro clássico também retornará: o Renault 4, e posteriormente o subcompacto clássico Twingo, cujo conceito impressiona pela semelhança. Independentemente disso, as expectativas em torno da linha “retrofuturista” da Renault são elevadas.

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Fonte:jornaldocarro.estadao.com.br

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