BYD Dolphin

BYD Dolphin: as primeiras impressões

Algumas impressões preliminares do BYD Dolphin, um carro elétrico lançado recentemente no Brasil, foram obtidas durante um curto percurso no trânsito de São Paulo, incluindo voltas no Parque do Ibirapuera. Embora não tenha sido possível avaliar completamente a autonomia do veículo, foi possível ter algumas primeiras impressões.

O carro está sendo bastante demandado, com quase todos os 300 carros do primeiro lote já vendidos. No entanto, a BYD afirma ter capacidade para trazer até mil unidades do Dolphin por mês.

Uma das características que mais gostamos foi a disposição do modo Sport. Os comandos são leves e os freios são muito assistidos, o que dá a sensação de estar dirigindo um carro de luxo. Sentimos falta de um ajuste de distância da coluna de direção, pois só há regulagem de altura. Por outro lado, ficamos impressionados com o banco semelhante ao do Porsche 911, que abraça o motorista e tem apoio de cabeça integrado. Também gostamos da tela multimídia de 12,8 polegadas, que pode ser colocada na vertical ou na horizontal.

Um truque simples, porém impressionante, é a tela multimídia que gira. No entanto, o quadro de instrumentos é pequeno demais em comparação. Abaixo da tela multimídia há um console suspenso com vários botões, incluindo o seletor da transmissão, que exige uma certa familiaridade. O espaço interno é realmente muito bom e permite que os passageiros cruzem as pernas no banco traseiro.

O motor elétrico é dianteiro e produz 94 cv de potência e 18 kgfm de torque para movimentar os 1.400 kg de peso declarado. Existem basicamente dois modos de condução: econômico e esportivo. No modo econômico, o Dolphin é um pouco lento, mas no modo esportivo as acelerações e retomadas são convincentes. Existem também modos extras para pisos escorregadios, com saídas mais suaves para evitar derrapagens. Infelizmente, o carro não possui a função “One pedal” presente no Leaf, que regenera energia e muda o modo de dirigir.

Um ponto negativo é o ruído eletrônico até o carro atingir 35 km/h, que é obrigatório na China para evitar atropelamentos por carros elétricos. O som na cabine é alto demais e pode ser um incômodo para quem tem sensibilidade auditiva. Algumas pessoas têm pedido para desconectar o alto-falante nas concessionárias da BYD para resolver esse problema.

No geral, o novo hatch BYD Dolphin é bastante impressionante. Embora não seja um carro emocionante, é um meio de transporte elétrico eficiente. E com um preço de R$ 149.800, ele atinge diretamente os concorrentes Caoa Chery iCar, JAC e-JS1 e Renault Kwid E-Tech, oferecendo um excelente custo-benefício. O Dolphin tem o porte do Leaf e o preço do Kwid E-Tech, elevando o nível do segmento. Acreditamos que muitas pessoas farão do BYD Dolphin seu primeiro carro elétrico. No entanto, é importante lembrar de desconectar o alto-falante para não ter que conviver com o ruído incômodo.

O BYD Dolphin utiliza a plataforma e-Platform 3.0, desenvolvida especialmente para veículos elétricos. Apesar de ter um comprimento menor que um Chevrolet Onix, com 4.125 mm, possui um entre-eixos de 2.700 mm, o mesmo do Toyota Corolla. No assoalho, está instalado o pacote de baterias Blade, com 44,9 kWh de capacidade. Segundo o Inmetro, ele pode rodar 291 km, mas sabemos que na vida real o número é maior, chegando a 401 km no ciclo NEDC.

O motor elétrico dianteiro tem 94 cv e 18,3 kgfm de torque, o que permite que o Dolphin alcance 100 km/h em 10,9 segundos, com velocidade máxima de 150 km/h. O modelo conta com os modos de condução Eco e Sport, além do Snowfield, para pisos escorregadios de baixa aderência. A recarga pode ser feita em tomadas de 127 ou 220 V, além de wallboxes, e a bateria pode ser carregada de 20% a 80% em 25 minutos, dependendo da capacidade do carregador.

O interior chama a atenção por seu design. O painel de instrumentos é simplista, com uma tela colorida de 5 polegadas, e o sistema multimídia possui uma tela rotativa de 12,8 polegadas, recurso já conhecido nos modelos da marca. Ele também oferece espelhamento do Apple CarPlay e Android Auto, além de curiosidades como videogame e karaokê disponíveis quando o carro está parado, e comandos por voz em português.

Para dúvidas, reclamações ou sugestões deixe um comentários ou entre em contato.

Fonte:motor1.uol.com.br

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